O Salesforce é onde a história do seu cliente vive; o Power BI é como sua equipe a interpreta. Conecte os dois e você abandonará CSVs desajeitados por painéis dinâmicos e confiáveis que realmente impulsionam as decisões. Vamos mergulhar em Como conectar o Power BI ao Salesforce
O conector de Relatórios do Salesforce
da Vidi resolve vários problemas : 1. Permite superar a limitação de 2.000 linhas imposta pelo conector nativo.
2. Você não precisa usar o conector Salesforce Objects, que pode ser lento e tem mais de 100 tabelas.
3. Suporta conectividade de consulta direta
Como você provavelmente sabe, o conector nativo de Relatórios do Salesforce é a maneira mais fácil de extrair dados para o Power BI. Basta selecionar o relatório que deseja carregar e o Power BI carrega todas as colunas dele. O conector de Relatórios do Salesforce tem uma restrição significativa: ele permite baixar apenas 2.000 linhas por vez. Esse problema é um pouco irritante, mas existem várias soluções.
Uma solução possível é usar o conector de objetos do Salesforce, que não possui tais limitações. No entanto, esse processo pode ser bastante complexo. Encontrar as colunas específicas que você precisa entre as mais de 100 tabelas deste conector pode ser tão desafiador quanto procurar uma agulha no palheiro. 🧐🔍
Uma solução mais fácil seria extrair seus relatórios do Salesforce em vários blocos de dados. Por exemplo, se o seu relatório tiver 9.000 linhas, você pode enviar 5 solicitações (2.000 linhas cada) e, em seguida, combinar todos os dados. Isso é muito mais fácil de realizar se você enviar dados do Salesforce para um data warehouse. O melhor data warehouse para usar no Power BI é o Azure SQL Server, já que o Azure também é um produto da Microsoft.
O processo é assim:
Aqui está um vídeo de demonstração de como esse processo funciona:
Seu banco de dados SQL do Azure pode então ser conectado ao Power BI e se tornar uma fonte de dados para seus relatórios.
Utilizamos essa abordagem ao criar um painel do Salesforce no Power BI para o diretor global de marketing de uma empresa de capital aberto. Os dados estavam em 7 relatórios diferentes do Salesforce, que extraímos usando o método descrito acima.
Agora, oferecemos esse processo de extração de dados do Salesforce como um serviço para outras empresas. Cobramos US$ 1.000 por relatório do Salesforce e o serviço leva de 1 a 2 dias.
Abaixo está o painel que criamos para essa empresa de capital aberto. Ele deve dar uma ideia do que é possível criar usando os dados dos nossos scripts.
O painel mediu o impacto das atividades de marketing no pipeline geral de vendas da organização.
A guia Visão geral fornece informações sobre:
No lado direito, os usuários podem selecionar se desejam ver as oportunidades ganhas/perdidas/ativas. Eles também têm um hiperlink para o Salesforce para visualizar a oportunidade de vendas. O painel gera automaticamente o logotipo da empresa a partir da URL do site.
O gráfico na parte inferior permite ver seu crescimento por métrica selecionada e dividido por categoria selecionada
A aba RFP do site mostra a análise de leads que chegaram especificamente por meio dos formulários de contato do site. A maior parte da análise é a mesma da página de visão geral. A principal diferença é que os usuários podem ver qual página da web gerou o lead clicando nela na tabela acima.
Analisamos os leads gerados por meio do download de conteúdo do site, incluindo o número de downloads por país, setor e contas-chave segmentadas. O painel também fornece hiperlinks para o conteúdo do site.
Pronto para conectar o Power BI ao Salesforce